• Régia-Douro Park, 5000-033 Vila Real
  • +351 259 308 222
  • info@treegood.pt
River Habitat Survey
You are here: Home \ Ambiente \ Monitorização \ River Habitat Survey

Monitorização de Albufeiras 10 Pretarouca ambiente river habitatO River Habitat Survey (RHS) foi desenvolvido pela Environment Agency britânica como metodologia de avaliação morfológica dos rios (RAVEN et al., 1998), tendo em vista a obtenção de informação indispensável à adequada gestão dos recursos hídricos no âmbito da aplicação da Directiva-Quadro da água (Directiva 60/2000/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro de 2000).

O método River Habitat Survey consiste na realização de troços de 500 metros de rios/ribeiras, envolvendo uma caracterização geral com base na observação da totalidade daquela extensão, e ainda, de uma forma mais particular, em 10 pontos equidistantes, nos quais são observadas as características e modificações do canal (RAVEN et al., 1998, ENVIROMENT AGENCY, 2003).

Uma vez que o River Habitat Survey constitui uma metodologia padronizada, permite comparar locais distintos com critérios de recolha de informação coerentes e objetivos, sendo a comparação potenciada pelo cálculo de índices suportados pela informação recolhida no campo.

Desta forma, o RHS serve como ferramenta de suporte à decisão, quer no sentido de permitir uma caracterização comparável entre locais, mas também com potencial para avaliar a eficácia da implementação de determinadas medidas de gestão e em que condições têm maior ou menor sucesso.

A Treegood tem técnicos especializados e acreditados pela Environment Agency – EA (Reino Unido) para a realização e aplicação da metodologia River Habitat Survey.

Contacte-nos.