• Régia-Douro Park, 5000-033 Vila Real
  • +351 259 308 222
  • info@treegood.pt
Energia Eólica
You are here: Home \ Engenharia \ Eficiência Energética e Renováveis \ Energia Eólica

energia eólicaA energia eólica utiliza a energia cinética do vento como fonte para produzir energia mecânica.  Hoje em dia a principal aplicação da energia eólica é a produção de eletricidade.

Esta tecnologia possui inúmeras vantagens, pois é extremamente eficiente na produção de eletricidade, aproveitando um recurso totalmente renovável – o vento. Os preços da eletricidade produzida não dependem das variações dos preços dos hidrocarbonetos. Para além disso, é uma tecnologia não poluente, cujas infraestruturas não ocupam áreas consideráveis, e que cria atividade económica e empregos nas zonas de instalação.

Tipos de Sistemas Eólicos

Sistemas isolados – encontram-se privados de energia elétrica proveniente da rede pública. Armazenam a energia do aerogerador em baterias estacionárias que permitem consumir energia nos períodos de ausência de vento, evitando que falte energia elétrica quando o aerogerador parar.

Sistemas híbridos – São todos os sistemas que produzem energia elétrica em simultâneo com outra fonte eletroprodutora. Esta fonte poderá ser de origem fotovoltaica, de geradores elétricos de diesel/biodiesel, etc. Nestes sistemas o funcionamento é semelhante ao dos sistemas isolados, exceto o carregamento das baterias estacionárias, que é feito por mais de um gerador.

Sistemas de injeção na rede – São todos os sistemas que inserem a energia produzida na rede elétrica pública. Neste caso, a maioria dos aerogeradores são de alta tensão.

No Grupo Treegood procuramos oferecer soluções para:

O aerogerador pode ser usado de modo isolado ou em conjunto com painéis solares e/ou um gerador diesel.

Os aerogeradores de baixa tensão têm tamanho e peso reduzidos, sendo o peso médio 100 kg. Este tipo de equipamento pode ser definido como um aerogerador doméstico, pois a quase totalidade dos equipamentos é instalada em habitações ou micro-indústrias. São usados isoladamente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

As baterias têm uma longevidade significativa e estão sempre carregadas e prontas a alimentar: arranques de motores, iluminação, bombas, frigoríficos e arcas congeladoras, sistemas de navegação e comunicação, etc.

Os sistemas eólicos de grande dimensão são os mais utilizados no aproveitamento da energia eólica e são constituídos por um conjunto variável de aerogeradores que funcionam agrupados em estruturas denominadas de parques eólicos.

A implantação de cada um dos parques eólicos, para além dos aerogeradores, implica a instalação no local de outros elementos, dos quais se destacam:

  • um posto de transformação por  cada aerogerador;
  • uma subestação de recepção da energia proveniente dos aerogeradores;
  •  cabos subterrâneos de ligação, para transporte da energia eléctrica.

Existem dois tipos básicos de localização de um parque eólico: terrestre e marítima (offshore).