A energia eólica utiliza a energia cinética do vento como fonte para produzir energia mecânica. Hoje em dia a principal aplicação da energia eólica é a produção de eletricidade.
Esta tecnologia possui inúmeras vantagens, pois é extremamente eficiente na produção de eletricidade, aproveitando um recurso totalmente renovável – o vento. Os preços da eletricidade produzida não dependem das variações dos preços dos hidrocarbonetos. Para além disso, é uma tecnologia não poluente, cujas infraestruturas não ocupam áreas consideráveis, e que cria atividade económica e empregos nas zonas de instalação.
Tipos de Sistemas Eólicos
Sistemas isolados – encontram-se privados de energia elétrica proveniente da rede pública. Armazenam a energia do aerogerador em baterias estacionárias que permitem consumir energia nos períodos de ausência de vento, evitando que falte energia elétrica quando o aerogerador parar.
Sistemas híbridos – São todos os sistemas que produzem energia elétrica em simultâneo com outra fonte eletroprodutora. Esta fonte poderá ser de origem fotovoltaica, de geradores elétricos de diesel/biodiesel, etc. Nestes sistemas o funcionamento é semelhante ao dos sistemas isolados, exceto o carregamento das baterias estacionárias, que é feito por mais de um gerador.
Sistemas de injeção na rede – São todos os sistemas que inserem a energia produzida na rede elétrica pública. Neste caso, a maioria dos aerogeradores são de alta tensão.
No Grupo Treegood procuramos oferecer soluções para: