• Régia-Douro Park, 5000-033 Vila Real
  • +351 259 308 222
  • info@treegood.pt
Tratamento de Águas
You are here: Home \ Engenharia \ Tratamento de Águas

Soluções e Equipamentos

A equipa técnica do Grupo Treegood e os nossos parceiros de fornecimento e desenvolvimento de tecnologias dão resposta às várias solicitações do mercado.

As soluções para o tratamento de águas são desenvolvidas de acordo com as necessidades do cliente.

Apresentam-se algumas soluções de tratamento de águas e resíduos:

Sistema Compacto de Tratamento de Águas Residuais por sistema de lamas ativadas com regime de arejamento prolongado com módulo para pré-decantação. Componentes:

  • ETAR Compacta
  • Quadro Elétrico com Temporizador
  • Soprador

A ETAR Compacta destina-se ao tratamento de águas residuais domésticas com vista à libertação dos efluentes no meio ambiente (linha de água) ou à sua reutilização e valorização, contribuindo para soluções sustentáveis e amigas do ambiente.

A reutilização do efluente tratado pela ETAR com tratamento terciário pode servir a recuperação e valorização das águas para uso em circuitos de rega, lavagens ou mesmo em autoclismos, contribuindo para soluções sustentáveis e amigas do ambiente.

Vários são os depósitos e reservatórios que propomos:

  • Cisternas em Poliéster Reforçado a Fibra de Vidro (PRFV) para colocação e utilização à superfície, bem como para enterrar, desde 8.000 até 60.000 lt;
  • Depósitos horizontais e verticais em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) para armazenamento de água e líquidos alimentares;
  • Reservatórios verticais de superfície de 4.500 litros ou para enterrar, em fibra, de 8.000 a 25.000 litros;
  • Reservatórios horizontais reforçados em pead 20.000 litros, em pead de 3.000 litros, de superfície para água potável 2000 litros;
  • Depósitos em pead com armação metálica de 1.000 litros;
  • Depósitos de água vários tamanhos e modelos Aquaform;
  • Cisterna em prfv de 50000 litros;
  • Instalação de cisterna em poliéster reforçado a fibra de vidro prfv.

As Fossas Biológicas destinam-se ao tratamento biológico das águas residuais domésticas. Distinguem-se das fossas comuns pela versatilidade de depurarem biologicamente o efluente, para que este possa ser drenado directamente no solo sem necessidade de despejos periódicos com o limpa-fossas.

Este equipamento consiste numa Fossa Sética com um Filtro Biológico incorporado, permitindo depurar biologicamente até aos 90%. As águas após tratamento biológico são drenadas através de poços absorventes, ou trincheiras de infiltração, a uma profundidade que permite a fácil absorção por parte do solo e eventual vegetação existente.

Estas Fossas Biológicas de tratamento das águas residuais domésticas não causam quaisquer maus odores, visto que o seu tratamento biológico inclui um Filtro de Carvão Activado, que permite a livre circulação de ar, filtrando os eventuais odores. Assim, todas as águas residuais domésticas drenadas são submetidas a um tratamento biológico de Decantação e Digestão, de forma a poderem ser absorvidas no próprio jardim.

Monitorização de Albufeiras 14 Tratamento de águas Valtorno

A Fossa Sética estanque destina-se pura e simplesmente à retenção e armazenamento de águas residuais domésticas, devido à possibilidade de este tipo de afluente conter organismos patogénicos, e com o objetivo de não permitir que estes contaminem cursos de água.

Consiste num depósito estanque enterrado que recebe as águas residuais domésticas e as armazena, para posteriormente serem retirados através de um limpa-fossas, e transportados para local apropriado para posterior tratamento.

As fossas séticas estanques são indicadas especialmente para armazenar água residual doméstica, nomeadamente nas zonas rurais ou outras onde não exista saneamento básico. São indispensáveis no combate a doenças, como a cólera entre outras, melhorando as condições de salubridade das populações em localidades onde não existam redes de saneamento básico.

O Separador de Gorduras é um equipamento concebido para separar os óleos e gorduras animais e vegetais presentes nos efluentes.

Os óleos e gorduras são retidos no interior do separador de gorduras, sendo posteriormente removidos e encaminhados para tratamento adequado, evitando a poluição ambiental. Só a água tratada passará através do separador de gorduras para o saneamento.

A concentração de gorduras nas canalizações e sistema de drenagem de um edifício, para além de afectar o seu correcto funcionamento, cria problemas de saúde pública e segurança do edifício. Pode provocar grandes problemas do entupimento das linhas de descarga, tanto a nível do edifício como das redes públicas de esgoto, além de sobrecarregarem as ETARs Municipais.

O Separador de Gorduras pode ser utilizado numa grande variedade de aplicações desde cozinhas, restaurantes, unidades de processamento alimentar, hotéis, supermercados, centros comerciais e outros estabelecimentos comerciais e industriais ou mesmo habitações.

Os Separadores de Gorduras podem ser equipamentos de superfície ou enterrados, tendo um design que facilita a sua manutenção e operação por pessoal não especializado, requerendo apenas um acompanhamento esporádico de modo a mantê-los no seu nível máximo de funcionamento.

O Grupo Treegood disponibiliza uma diversa gama de Separadores de Gorduras, tanto em Poliéster Reforçado a Fibra de Vidro, bem como em Aço Inoxidável e Polietileno de alta densidade (PEAD) para colocação e utilização em diversas situações.

O Separador de Hidrocarbonetos é a solução prática à necessidade de evitar a contaminação com hidrocarbonetos do meio ambiente, nomeadamente solos,  linhas de água, ou ainda a rede pública de águas pluviais.

A decantação prévia de areias e lodos, processo que tem lugar no decantador, permite um melhor tratamento físico das águas oleosas contaminadas com hidrocarbonetos.

O Separador de Hidrocarbonetos é um elemento essencial no tratamento de águas residuais contaminadas por óleos de origem mineral provenientes de estações de serviço, postos de lavagens de automóveis e veículos, oficinas mecânicas, garagens e parques de estacionamento, sucatas, entre outros.

Os depósitos e reservatórios acima do nível do solo que contenham líquidos corrosivos, tóxicos ou a temperatura elevada devem ser envolvidos por bacias de retenção adequadas ao seu volume.

Nesse sentido as bacias de retenção comercializadas têm dimensões e capacidades variadas, quer de grelha plástica quer de grelha metálica.

No Grupo Treegood ajudamos a prevenir acidentes, através da oferta das melhores soluções de embalamento dos produtos em bacias de retenção, minimizando os seus impactes ambientais.

Os equipamentos de tratamento de águas são sempre dimensionados para os parâmetros legalmente estabelecidos, tendo como ponto de partida uma análise físico-química e microbiológica, de modo a que se possa adequar o tratamento às características da água.

Garantimos a potabilidade da água, via tratamentos por:

  • filtração de vários tipos;
  • UV;
  • descalcificação;
  • desferrização;
  • desnitrificação.