• Régia-Douro Park, 5000-033 Vila Real
  • +351 259 308 222
  • info@treegood.pt
Estudo de Mercado e Estratégia da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro
You are here: Home \ Portfolio \ Estudo de Mercado e Estratégia da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro
  • Nome: Estudo de Mercado e Estratégia da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro
  • Category: Gestão
  • Client: Turismo Porto e Norte
  • Description:

Estudo de Mercado e Desenvolvimento de Estratégia da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro

O Douro como Património Mundial  não é um turismo de massas mas destaca-se como sendo um destino de Qualidade e de Excelência.

No âmbito de promover e destacar o Douro e os seus atributos únicos e inigualáveis, o projeto da Rede de Aldeias Vinhateiras visa a regeneração do património e revitalização socioeconómica de seis aldeias.

Provesende, Favaios, Trevões, Barcos, Ucanha e Salzedas foram as aldeias seleccionadas para revelar a sua evolução e carácter rural, que perdurou no tempo.

O Douro como Património Mundial  não é um turismo de massas mas destaca-se como sendo um destino de Qualidade e de Excelência.

Definiu-se uma estratégia de desenvolvimento e marketing para colmatar as lacunas que ainda estão presentes.

O trabalho teve de base os seguintes requisitos:

DIAGNÓSTICO

- Caracterizar a procura turística actual associada ao produto “Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro”

- Identificar o perfil do visitante e entender as suas motivações

- Identificar os fenómenos que impactam a selecção do produto supra mencionado

- Identificar concorrentes e ofertas complementares

- Identificar parcerias estratégicas para potenciar sinergias

- Avaliar as necessidades dos vários canais de distribuição (incoming) para venderem o produto “Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro”

- Antecipar tendências do mercado global

PLANEAMENTO

- Definição do posicionamento estratégico actual e potencial do destino

- Definição da estratégia de comunicação

- Identificação de ferramentas de promoção e iniciativas de promoção nacional e internacional

- Definição de indicadores de avaliação anual ao nível dos objectivos anuais.

- Implementação e monitorização de acções inovadoras de interesse turístico

RELATÓRIO INTERCALAR E RELATÓRIO FINAL

- Informação relevante para a tomada de iniciativa

- O estudo das dinâmicas turísticas da Rede, sob diversas perspectivas, designadamente:

  • Oferta turística existente (alojamento nas diferentes modalidades, equipamentos, recursos e produtos turísticos existentes)
  • Procura turística (principais mercados, suas motivações e preferências, tipo de alojamento procurado, permanência média, grau de satisfação)
  • Estudo e caracterização dos produtos existentes
  • Identificação dos Parceiros e actores institucionais relevantes para o desenvolvimento turístico da Rede
  • Uma análise de potencialidades e debilidades do turismo associado á Rede de Aldeias Vinhateiras
  • Objectivos estratégicos

- Relatório Final

Destacamos ainda, alguns trabalhos ao nível do sistemas de informação:

"44 - Network System – Aldeias Vinhateiras”, sendo um sistema de analise da dados e de apoio à decisão, (link: http://igm.treegood.pt)

“ALDEIAS VINHATEIRA’SHOP”, sendo um exercício de uma plataforma de “E-promotion” no âmbito da estratégia;

“Aldeias Vinhateiras Android”, sendo um sistema de localização e informação de locais, eventos, gastronomia, alojamentos, com interesse turístico

Portefólio
  • Formação QGIS

    Formação QGIS

  • Seminário Internacional – Economia do Carbono

    Seminário Internacional – Economia do Carbono